Um tubarão lixa, de aproximadamente 1 metro e meio, foi encontrado nesta segunda-feira (28) por pescadores na Praia Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí. O tubarão, que não é agressivo, exceto quando ameaçado, se alimenta de pequenos animais e é bastante comum na região litorânea do Estado.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, um popular mostra o animal com vida, que de modo geral, nada para longe quando é aproximado por nadadores e mergulhadores. “Estou aqui na Praia de Pedra do Sal e vou mostrar um grande amigo nosso, dos surfistas. Esse aqui é um tubarão lixa e como vocês podem ver, ele tá vivo ainda. Bicho bonito viu”, diz
De acordo com o Instituto Tartarugas do Delta, o tubarão lixa costuma ser pescado por acidente pelos pescadores locais. Quando isso ocorre, geralmente é devolvido para o mar. No entanto, não há informações se ele foi devolvido ou não. Ele pode medir até 4 m de comprimento e chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas da espécie são, em média, maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 metros, enquanto que os machos ficam entre 2,2 e 2,57 metros.
O tubarão é da espécie ginglymostoma cirratum, característico por ter um corpo de forma achatada e uma pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. Mas ele também é conhecido por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos “bigodes” entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.