O tufão Mangkhut deixou ao menos 16 mortos até a manhã deste sábado (15) nas Filipinas, segundo o jornal americano The New York Times.
Segundo a publicação, as autoridades ainda não conseguiram identificar todos os locais afetados pelo tufão, já que diversos pontos das Filipinas ficaram sem energia elétrica e comunicação.
O tufão chegou às Filipinas na madrugada na tarde de sexta no horário de Brasília. Com ventos frequentes de 270 km/h e rajadas de mais de 320 km/h, a tempestade categoria 5 pode atingir mais de 4 milhões de moradores. A primeira região atingida foi a ilha de Luzon, ao norte do arquipélago que forma o país. A tempestade chegou por volta 15h30 de sexta-feira (14) no horário de Brasília [na madrugada de sábado (15) no horário local].
Chuvas e ventos de grande intensidade atingiram casas e prédios na cidade de Tuguegarao na madrugada deste sábado, nas Filipinas. O tufão Mangkut é o mais forte a chegar ao país em 2018.
Os ventos de até 320 km/h causaram muita destruição e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Até o momento, há sete vítimas fatais.
Na cidade de Tuguegarao, pessoas caminham nas ruas inundadas. Tufão, que é o maior recebido pelo país em 2018, deixou rastro de destruição.
Muitas pessoas perderam suas casas e tiveram de se abrigar em locais disponibilizados pelas autoridades locais. Há mais de cem mil pessoas neste tipo de abrigo.