O Ministério do Turismo está investindo R$ 2 milhões na urbanização e revitalização da Lagoa de Parnaguá, no Piauí. Considerado a maior lagoa natural do estado, o atrativo receberá obras de pavimentação, acessibilidade e sinalização turística, dando maior conforto aos moradores e turistas da cidade.
A expectativa é de que as melhorias possam movimentar o fluxo turístico do local, que recebe milhares de visitantes anualmente.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a prioridade é investir recursos em obras de infraestrutura, já que o país vive um momento de retomada do setor. “Nossos equipamentos turísticos precisam estar adequados e prontos para o retorno de turistas, o que já é realidade. A cidade de Parnaguá não pode ficar para trás. Tenho certeza de que ela será reconhecida ainda mais após as melhorias neste atrativo”, pontuou.
Local receberá melhorias ao longo de sua orla. Crédito: Divulgação
Tendo forte apelo no setor agropecuário, a cidade de Parnaguá também é conhecida por seus festejos, como a festa do padroeiro e a vaquejada, uma tradição cultural do município. O Ponto do Sol é outro importante atrativo da cidade e conta com bares temáticos e rodas de discussões culturais e de lazer.
OBRAS
Desde 2019, o Ministério do Turismo já liberou mais de R$ 49,8 milhões para obras de infraestrutura turística no estado do Piauí. Entre elas, está a urbanização da orla do Rio Marataoan, em Barras (PI), e a construção do Centro de Convenções de Picos (PI). Atualmente, a Pasta mantém 71 obras em andamento no estado.
INVESTIMENTOS
As obras do MTur são realizadas, preferencialmente, nas cidades que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que orienta a aplicação de recursos públicos em destinos que adotam o turismo como estratégia de investimento e alternativa de retorno econômico. As verbas provêm do orçamento próprio do órgão e de emendas parlamentares apresentadas ao MTur.
O Mapa do Turismo acaba de ser atualizado e os municípios já podem acessar o site www.sistema.mapa.turismo.gov.br, renovar ou realizar os seus cadastros e inserir na plataforma as informações necessárias para o cadastramento.