Turista francês sofre acidente na Chapada Diamantina e é internado

Segundo o sargento Merá, do Corpo de Bombeiros, o turista foi encaminhado para Salvador em um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um turista francês, de 36 anos, está internado no Hospital Geral do Estado, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (26), após sofrer um acidente na região da Chapada Diamantina, no domingo (25). Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Lençóis, o turista foi atendido primeiramente por uma equipe de terra do Corpo de Bombeiros da cidade, que foi o primeiro grupo a chegar ao local.

Segundo o sargento Merá, do Corpo de Bombeiros, o turista foi encaminhado para Salvador através de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer). O Corpo de Bombeiros não sabe informar que tipo de acidente a vítima sofreu.

As primeiras informações confirmam que o turista fazia uma trilha em companhia de uma amiga, também francesa, na Cachoeira da Fumaça, uma localidade de mata fechada na região e bastante procurada por turistas. Não há informação se a dupla fazia a trilha acompanhada de algum guia de turismo cadastrado.

"Ele estava acompanhado da amiga ao sofrer o acidente, mas quando foi atendido, ele estava consciente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez o resgate através de rapel, porque o helicóptero não tinha como descer até o ponto onde eles estavam, já que a mata é bem fechada na região. Logo depois ele foi levado até o aeroporto, onde um médico fez o primeiro diagnóstico e logo depois ele foi encaminhado para Salvador", informou o sargento.

Ainda segundo Merá, a amiga da vítima acompanhou todo o resgate e encontra-se com ele na unidade hospitalar na capital baiana. De acordo com Camilee Burghg, amiga do turista, Bochê caiu de uma altura de 12 metros e ficou 6h esperando o resgate. "Nunca vivi isso de ficar na montanha esperando helicóptero chegar do céu. Foi muita aventura", disse a Francesa. A turista falou ainda que não viu que a região tinha buracos e que a iluminação natural no horário em que o acidente ocorreu "deixa lugares escondidos".

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que administra o hospital, informou que o ferido está com um hematoma na cabeça, proveniente de uma queda e passa por avaliação de um neurologista. Por volta das 11h50, ele passava por uma procedimento de sutura.

O site entrou em contato com a Embaixada da França em Brasília e Recife, mas não conseguiu contato.

Por meio das secretarias do Turismo, Saúde e Relações Internacionais, o governo da Bahia encaminhou nota à imprensa e informou que "prestará assistência ao turista francês, Sebastian Bochê, que sofreu um acidente na Chapada Diamantina". Ainda de acordo com a nota, o chefe de Gabinete da Secretaria do Turismo, João Carlos Oliveira, "já entrou em contato com representantes da Sesab e Serinter para viabilizar a comunicação com o Consulado da França. Além disso, Oliveira determinou que dois funcionários da Setur fossem até o HGE para prestar assistência ao turista", completou.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES