TV ainda é uma das principais fontes de conteúdo na área rural, diz estudo

Com a chegada do sinal digital, milhões de pessoas podem ter acesso à imagem de TV com maior qualidade.

Nova parabólica para ter acesso ao sinal digital já está disponível para quem tem cadastro em programas sociais | iStock
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A televisão continua sendo uma das principais fontes de informação e entretenimento para a propulação que vive nas zonas rurais brasileiras. De 2019 para 2021, o sinal da TV parabólica esteve presente em cerca de 45% dos domicílios do campo que tinham o aparelho, equivalente a quase 4 milhões de famílias, segundo dados do módulo temático de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD TIC). 

Outra pesquisa, de caráter qualitativo, encomendada pela Siga Antenado à consultoria Denker, revelou que, dentro do grupo analisado, os programas de TV ainda ocupam o primeiro lugar em relação ao consumo de conteúdos diversos no campo, em todas as cinco regiões brasileiras. Na sequência, aparece o rádio e redes sociais, entre elas, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Com a chegada do sinal digital, milhões de pessoas podem ter acesso à imagem de TV com maior qualidade, contudo, para isso, é preciso migrar da parabólica tradicional para a parabólica digital. Segundo o Ministério das Comunicações, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa, podem solicitar o agendamento e a instalação de uma parabólica digital.  

A estimativa da Pasta é que cerca de 1,5 milhão de pessoas devem ser beneficiadas em todo o país. Caso a troca dos equipamentos não seja feita, essas pessoas podem ficar sem a principal ferramenta de acesso a informação e entretenimento.

Segundo a Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa -- EAF, acompanhada pelo Ministério das Comunicações - MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel), a troca do kit de TV Parabólica com sinal digital para famílias do CadÚnico já está disponível em mais de 292 municípios dos estados da Região Nordeste. No final de fevereiro, a Siga Antenado iniciou o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital em mais 439 cidades

"A medida se faz necessária por conta da limpeza da faixa de 3,5 GHz para que o 5G seja implantado na região - e implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital, melhor qualidade de som e imagem. Como a nova tecnologia funcionará na frequência que atualmente é ocupada pela parabólica convencional, quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na transmissão televisiva.", informou a entidade.  

COMO FAZER O AGENDAMENTO

Para agendar a instalação da antena de TV parabólica digital, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. É preciso informar dados pessoais, CPF e o NIS.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é feito pela Siga Antenado. Para verificar se tem direito à troca gratuita da parabólica, é preciso acessar o site clique aqui ou ligar para 0800 729 2404.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES