Com as medidas sanitárias exigidas pela situação epidemiológica, a Universidade Federal do Piauí (UFPI)está adequando os restaurantes universitários (RUs) e residências universitárias (REUs) para reabertura dos espaços à comunidade acadêmica.
Nesse sentido, a reforma dos espaços está em ritmo acelerado, visando a conclusão antes do início do novo semestre da graduação, com atividades em formato híbrido a partir de 7 de fevereiro.
O reitor Gildásio Guedes explicou a preocupação com o cumprimento dos protocolos. "A preocupação é reestabelecer os serviços à comunidade, seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19 para receber alunos, técnicos e professores em segurança", sinaliza.
Dentre as mudanças conduzidas está a instalação de estruturas de acrílico nos RUs para reforçar a separação nas mesas de alimentação, e reduzir a capacidade de acomodação em 40%. Além disso, as janelas estão sendo abertas para aumentar a circulação de ar.
Uma outra medida adotada pela Ufpi versa para sinalização dos espaços das filas, para manter o distanciamento e instatação de pias e tótens comm alcool em gel.
Já nas Residências Universitárias estão sendo conduzidas revisões elétrica e hidráulica, manutenção dos aparelhos de ar-condicionado e demais eletrodomésticos, também serão disponibilizados dispensers de álcool em gel. Outra ação condiz com a troca de mobiliário em alojamentos e ajustes nos espaços para delimitar redução da capacidade de acomodação.
francyteixeira@meionorte.com