O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, é um desejo antigo da comunidade acadêmica e da sociedade piauiense e está mais perto da concretização.
Nesta segunda-feira (18), a Instituição recebeu a visita da comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formada pelos professores Adriana Alencar Borges Pinheiro da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Sérgio Goldenberg da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Como primeira atividade, os avaliadores estiveram reunidos com os dirigentes da UFPI.
O Reitor Gildásio Guedes destacou que já foram assegurados os códigos de vagas para docentes e garantiu todo o apoio para abertura e funcionamento do curso. “Todas as providências que estão ao nosso alcance serão tomadas para viabilizar a proposta”, frisou.
O curso será vinculado ao Centro de Ciências da Educação (CCE). A Diretora do CCE, Eliane Alencar Marques, frisou a necessidade da graduação no Campus de Teresina, já que apenas uma instituição pública oferta o curso na capital. Lembrou, também, que a UFPI já tem no Departamento de Fundamentos de Educação (DEFE) consolidada a área de Psicologia da Educação. “Estamos apoiando e tentando garantir as condições necessárias para aprovação e para que tenhamos um curso com qualidade para atender ao público e a sociedade”, enfatizou.
Em sua fala, a Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães, destacou que o curso é uma realização para a UFPI e o Piauí. “O curso de Psicologia é uma demanda e um sonho, tanto da comunidade piauiense como da comunidade ufpiana”, ressaltou.
Avaliadores - Sérgio Goldenberg é o avaliador com mais tempo de experiência na área de Psicologia do Banco de Avaliadores (BASis). Ele elogiou a qualidade do corpo docente do novo curso e destacou que a Instituição tem competência para ofertar mais vagas na graduação e incentivar a pós-graduação na área. “O corpo docente proposto é tremendamente qualificado, com 18 professores, sendo 17 doutores e um mestre. Quer dizer, o Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD) é altíssimo, é um dos mais altos que eu já vi”, salientou.
Adriana Pinheiro falou da satisfação de estar no Piauí para participar do processo de implantação do curso. “É uma honra muito grande participar desse momento, que é histórico, junto com o professor Sérgio, de estarmos fazendo esse lugar aqui de construção da psicologia. Também corroboro sobre a questão das vagas, vocês têm um corpo docente excelente e potencial de ampliar as vagas, dentro da responsabilidade social”, destacou.
Também participaram da reunião: Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; representando a Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), Diretora de Governança (DGOV/PROPLAN), Cleânia de Sales Silva; Diretor de Administração Acadêmica, Leomá Albuquerque Matos; Coordenador de Desenvolvimento e Acompanhamento Curricular, Francisco Newton Freitas; Coordenadora do Curso Psicologia, Ana Raquel de Oliveira; Subcoordenador do Curso de Psicologia, Cássio Eduardo Soares Miranda; e Assistente Institucional da DGOV/PROPLAN, Tariana Lustosa.
Após a reunião, os avaliadores estiveram no CCE e visitaram os laboratórios, salas de aula e de professores, bibliotecas central e setorial, e o espaço onde irá funcionar o Serviço Escola de Psicologia (SEP). A visita segue até amanhã (19).
Curso de Psicologia - O curso deverá ter duração de 5 anos e oferecer 40 vagas de ingresso por período, via Exame Nacional do Ensino Médio Enem (Enem). O bacharelado terá ênfase em processos educacionais e processos clínicos.