No Piauí, cerca de um terço (33,6%) das pessoas ocupadas trabalham por conta própria. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), no Brasil a taxa é de 28,3%. O levantamento é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Piauí é o sétimo estado do país com maior proporção de trabalhadores por conta própria. As taxas superiores são de Pernambuco (33,9%), do Maranhão (34,7%), da Paraíba (34,8%), do Pará (35,4%), do Amazonas (36,7%) e do Amapá (37,7%). Com menor índice está o Distrito Federal, onde 21,4% das pessoas ocupadas trabalham por conta própria.
A proporção vem crescendo desde o ano passado no estado. No 2º trimestre de 2020, os trabalhadores por conta própria representavam 29,6% do total de pessoas ocupadas. Isso significa que, no período de um ano, mais 93 mil pessoas passaram a integrar o grupo, que atualmente totaliza 405 mil trabalhadores.
A pesquisa indica ainda que a maioria dessas pessoas atua na informalidade. Apenas 12,3% deles possuem registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), enquanto o restante, cerca de 87,7%, são trabalhadores informais.
Além dos trabalhadores por conta própria, que representam 33,6% do total de pessoas ocupadas do estado, há mais três categorias de ocupação: empregados, empregadores e trabalhadores familiares auxiliares. Dentre as pessoas com ocupação no Piauí, cerca de 57,7% delas são empregados, 5,6% são trabalhadores familiares auxiliares e 3,1% são empregadores – ou seja, trabalham explorando o seu próprio empreendimento e têm pelo menos um empregado.