Unimed Teresina alerta para prevenção do câncer de próstata

Novembro azul foi instituído pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Para lembrar a importância da campanha do Novembro Azul, a Unimed Teresina reuniu os colaboradores das mais diversas áreas da operadora para disseminar informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A palestra foi realizada pelo médico oncologista Sabas Vieira, que abordou sobre prevenção, tratamento e dicas de saúde do homem.

De acordo com Sabas Vieira, manter hábitos saudáveis auxilia na prevenção do câncer. “É importante fazer atividade física diária, não fumar, evitar bebida alcoólica e ter uma alimentação saudável evitando frituras, açucares, embutidos e enlatados”, frisa. O médico alertou que o homem deve tomar a vacina do HPV, a fim de diminuir a incidência de câncer na cabeça e pescoço.

O novembro azul foi instituído pelo Instituto Lado a Lado pela Vida no ano de 2008. Tem como foco principal o incentivo dos homens a cuidarem mais da saúde. No Piauí, estimam-se 950 de novos casos de câncer de próstata em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Ainda segundo informações do INCA, a cada hora, uma média de sete homens recebe o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, que ainda é o tipo de câncer mais recorrente em homens e responsável por 20% das mortes dos pacientes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens a partir de 50 anos devem procurar um médico e realizar avaliação individualizada.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco são o histórico familiar, obesidade e sedentarismo. Homens negros têm mais predisposição em apresentar o câncer de próstata. Numa fase avançada, os principais sintomas são dor óssea, dor ao urinar, idas ao banheiro com frequência para urinar e presença de sangue na urina e/ou sêmen. Ao apresentar esses sintomas, o homem deve procurar imediatamente auxílio médico.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES