Tudo pronto para mais uma bateria de provas. Neste final de semana será a vez dos vestibulandos piauienses encararem quatro dias do Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU), realizado pela Universidade Federal do Piauí. Chegar com pelo menos uma hora de antecedência é a principal recomendação da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).
Serão quatro dias de provas, com início no próximo domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 8 horas
da manhã. A principal dica para os mais de 45 mil candidatos, dada pelo presidente da Copeve, professor Saulo Brandão, é que cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. ?O aluno deve chegar ao seu centro de aplicação de provas às 7 horas e adentrar ao centro até às 8 horas. Essa uma hora é importante porque a detecção de metal é feita já na entrada de cada centro de aplicação. Então ocorrendo um atraso ou aglomeração é possível que algum aluno seja prejudicado?, disse.
Os candidatos, estarão fazendo provas em 62 postos de aplicação espalhados pelos campus da UFPI em todo o estado do Piauí. Levar consigo somente caneta esferográfica, carteira de identidade e cartão de inscrição é a orientação dada para que o aluno não seja eliminado e impedido de fazer a sua prova.
Alunos que forem pegos com aparelhos de celular (mesmo desligados) ou aparelhos eletrônicos, como rádio, palmers, gravadores, serão automaticamente eliminados do certame. O presidente da Copeve, Saulo Brandão, explica a rigorosidade com que a universidade tratará esses casos, confirmando a eliminação dos alunos portadores desses tipos de equipamentos. ?Além de eliminado o aluno também responderá por falsidade ideológica?, enfatizou.
Para fiscalizar o certame, além dos profissionais de fiscalização, da coleta das digitais dos candidatos e de detector de metais, a organização do PSIU também terá uma equipe a postos com equipamentos que detectam ondas UHF e VHF.