A miopia se caracteriza pela dificuldade de enxergar de longe. Até 2050, metade da população brasileira e mundial terá este problema de visão, de acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a terceira principal causa de cegueira.
“ Este boom da miopia já está sendo observado lá no Oriente, nos países que começaram com o uso da internet e dos aparelhos tecnológicos há muitos anos. As taxas de miopia entre os alunos do ensino médio estão muito altas”, diz o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas.
Além dos níveis de hereditariedade, uma das causas que podem justificar esta “epidemia” é o uso exagerado de tecnologias. Um estudo conduzido pelo médico com 360 crianças de 6 a 9 anos aponta que a miopia pode estar relacionada ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.
Prevenções e cuidados
A prevenção é o melhor caminho. Evitar certos hábitos e tomar certos cuidados ajuda bastante no tratamento e evitar a miopia. Como por exemplo, o descanso: a cada hora mexendo no celular, tablet ou computador, deixe o olho descansar pelo menos 20 minutos. Use este tempo para olhar para pontos distantes.
Outro medida seria as práticas de atividades ao ar livre, que pode ajudar a evitar a miopia. Isso porque a luz externa faz a pupila contrair e ajuda aprofundar o foco. A alimentação também influencia. O excesso de açúcar na alimentação eleva a produção de insulina e favorece o crescimento do eixo óptico, que caracteriza a miopia.