Vacina da dengue: Saúde vai priorizar imunização de crianças e jovens de 6 a 16 anos

O Brasil deve ter acesso a até 6 milhões de vacinas neste ano. Como a aplicação é feita com duas doses, no máximo 3 milhões de pessoas serão vacinadas em 2024.

Vacina da dengue: Saúde vai priorizar imunização de crianças e jovens de 6 a 16 anos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Saúde anunciou a decisão de priorizar a imunização de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos por meio da vacina contra a dengue. A campanha de vacinação está programada para ter início em fevereiro deste ano.

O Brasil está programado para ter acesso a até 6 milhões de vacinas neste ano. Devido à necessidade de duas doses por pessoa, isso implica que, no máximo, 3 milhões de indivíduos serão vacinados em 2024.

De 6 a 16 anos é uma faixa etária que vamos priorizar. Dentro dessa faixa etária, vamos decidir qual grupo será prioritário. Tem a discussão de dentro desse grupo quem hospitaliza mais. Não avançaremos fora deste grupo. 

— Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

A definição sobre por qual faixa etária e grupo a vacinação começará, além da quantidade de doses a ser distribuída aos estados, será tomada na semana que vem, em uma reunião marcada para quinta-feira (25).

O país é o primeiro no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio com a baixa quantidade de doses. A informação de que a aplicação da vacina será, num primeiro momento, direcionada a crianças e jovens havia sido antecipada pelo Blog da Julia Duailibi, do site G1.

A Takeda conseguiria entregar de fevereiro até novembro cerca de 5 milhões de doses. No entanto, esse número seria menor em volume de pessoas imunizadas, já que são necessárias duas doses para o ciclo completo. O Ministério da Saúde ainda está em tratativas para receber doações. Com isso, a quantidade de doses pode chegar a 6 milhões de doses.

A decisão deve ser tomada na semana que vem, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que acontecerá na semana que vem. O colegiado é composto por representantes do ministério, de governos estaduais e municipais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES