Vacina da gripe continuará disponível até dia 19 em Teresina

Ela é totalmente segura e riscos de efeitos colaterais são poucos

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), seguindo cronograma da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), continuará fornecendo a vacina contra a influenza (gripe) em Teresina até o dia 19 de junho. A FMS esclarece que 10, das 104 salas de vacina da capital, estão em reforma, portanto a população precisará se dirigir a outras unidades para se imunizar.

Todas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população carcerária e trabalhadores da saúde devem se vacinar.

“Queremos tranquilizar as pessoas que tem parente acamado e que não receberam a dose da vacina ainda. Todos os acamados serão vacinados, mesmo depois do dia 19 de junho”, afirmou a diretora de vigilância em saúde da FMS, Amariles Borba.

Quem desejar agendar a vacina a um acamado ou tirar alguma dúvida sobre postos de vacinação basta ligar para a Regional de Saúde da região em que mora. Os números são: Regional de Saúde Leste/Sudeste (86 3215-7902), Regional de Saúde Sul (86 3229-3193) e Regional de Saúde Centro/Norte (86 3215-7739). 

A vacina contra gripe protege contra os tipos mais comuns da doença, causados pelos vírus H1N1, H3N2 e B e a ausência da imunidade pode levar à morte. Ela é totalmente segura e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

 

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES