A segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) começou a ser aplicada no dia primeiro de setembro em todo Brasil, mas em Teresina, a campanha só deve iniciar na próxima segunda-feira, 08 de setembro.
Primeiramente, a vacinação só ocorrerá nas unidades de saúde do município e no dia 22 de setembro estará disponível nas instituições de ensino da capital.
O objetivo da campanha é dar continuidade ao processo de imunização da doença causadora do câncer do colo de útero. O público alvo continua sendo as meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose no mês de março deste ano, período em que o Ministério da Saúde implantou a vacina na rede pública de saúde.
A gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, Amparo Salmito, afirma que a imunização só é eficaz se forem tomadas as três doses da vacina corretamente e que os pais devem ficar atentos às datas.
"Essa segunda dose é destinada às meninas que tomaram a primeira há seis meses. É muito importante que elas reforcem a imunização para ter o efeito esperado.
A terceira dose será dada daqui a cinco anos", explica.Teresina ultrapassou a meta do Ministério da Saúde em imunizar 80% das meninas. Na primeira etapa foram 21.176.
A gerente de epidemiologia ressalta que é importante a necessidade de levar o cartão de vacina da pré-adolescente, pois é necessário comprovar que a primeira dose foi tomada para a segunda poder ser ministrada.
A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde e nos 104 postos de vacinação do município. Mas, por conta do calendário escolar, as instituições de ensino da capital só receberão a vacina no dia 22 de setembro, com isso a Fundação Municipal de Saúde espera atingir novamente a mesma quantidade de meninas na segunda dose.
Clique aqui e curta a página do meionorte.com no facebook