A Fundação Municipal de Saúde vai estender, a partir da próxima semana, a vacinação de HPV para homens e mulheres de até 26 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. A vacina para este público é por tempo limitado enquanto houver estoque com prazo de validade até setembro de 2017.
A decisão do Ministério da Saúde, de caráter temporário, foi aprovada durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios. Após o fim do estoque a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos), explica Amariles Borba, diretora de Vigilância e Saúde da Fundação Municipal de Saúde-FMS.
Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. "É importante tomar as três doses para que a cobertura da vacina seja eficaz",reforça Amariles Borba.
A vacinação de rotina do HPV,que tem como público-alvo os meninos na faixa etária de 11 a 15 anos e meninas de 9 a 15 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.
Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.