A Prefeitura de Teresina realiza constantes manutenções para reverter danos na Iluminação Pública causados por ações de vândalos. Nos últimos dois meses, foram aplicados R$ 50 mil para o reparo na Avenida Raul Lopes e na região do Parque Lagoas do Norte, que são as localidades com os índices mais recorrentes de vandalismo.
Nesse mesmo período, as equipes de iluminação pública realizaram a manutenção 12 vezes na Avenida Raul Lopes, que teve 2.500 metros de cabos de energia furtados. Já no Lagoas do Norte, o reparo foi feito seis vezes e 4.000 metros de cabos foram roubados. Além disso, também foram constatadas lâmpadas quebradas e danificadas, que mobilizam todos os dias a equipe de manutenção de iluminação.
O coordenador de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Davimar Holanda, avalia que a requalificação dos locais só é possível com a contribuição da população.
“Nós precisamos da colaboração da população, tanto para denúncias, como para a indicação de reparos. Além disso, precisamos conscientizar os moradores sobre a importância de zelar o patrimônio público, que é um bem de toda a cidade”, reforça.
As solicitações podem ser realizadas por meio do Disque Iluminação, no número 0800 280 4712, e as demandas são atendidas no prazo de até 72 horas. “Esse canal de relacionamento com a população é muito importante porque traz benefícios mútuos, pois, além de evitar o desperdício com trocas de lâmpadas, também serve para ajudar a identificar as pessoas que comentem crimes como roubos de cabos e luminárias, depredação de postes e outros", finaliza Davimar Holanda.