Vaticano excomunga arcebispo que chamou papa de 'servo de Satanás'

O comunicado não mencionou o papa, mas, segundo a agência Reuters, é improvável que a punição tenha sido aplicada sem a aprovação de Francisco.

Avalie a matéria:
(Foto: Ansa/Claudio Peri) (ANSA) | Papa Francisco na Audiência Geral

O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (5) que um arcebispo ultraconservador da Itália foi excomungado por rejeitar a autoridade do papa Francisco. Carlo Maria Viganò, 83, foi excluído da Igreja Católica por "sua negativa em reconhecer e se submeter ao sumo pontífice", segundo comunicado divulgado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, o órgão com a função de salvaguardar os fundamentos do catolicismo.

Segundo o dicastério, o arcebispo foi considerado culpado de cisma. Viganò, que já foi embaixador do Vaticano nos Estados Unidos, se afastou das lideranças da igreja em 2018 após afirmar, sem provas, que o papa tinha conhecimento dos crimes sexuais supostamente cometidos pelo cardeal americano Theodore McCarrick e não tomou medidas a respeito.

Viganò também pediu a renúncia do papa e, mais tarde, intensificou suas críticas, chamando-o de "falso profeta" e "servo de Satanás". Suas declarações ocorreram após a autorização da Santa Sé para a bênção a casais homoafetivos e a pessoas em "situação irregular", como aqueles em segunda união após divórcio, durante a pandemia de Covid-19.

Em nota, o escritório doutrinário afirmou que a recusa de Viganò em reconhecer e se submeter ao papa Francisco foi evidenciada por suas declarações públicas. Ele foi considerado culpado do delito reservado de cisma e excomungado da Igreja, conforme o comunicado.

O arcebispo foi informado da decisão nesta sexta. O comunicado não mencionou o papa, mas, segundo a agência Reuters, é improvável que a punição tenha sido aplicada sem a aprovação de Francisco.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES