O estudante piauiense, Carmo Santos, de 18 anos, venceu uma competição internacional de vídeos da ONU. Ele é natural de São Julião, Sul do Piauí. (Veja a entrevista na íntegra no final da matéria)
Trata-se do ‘Human Rights Youth Challenge’, em tradução livre: ‘Desafio Juvenil de Direitos Humanos’, realizado anualmente pelo setor de água e saneamento do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
O concurso está na sua quarta edição e teve como tema “Mudanças climáticas e direitos humanos à água e ao saneamento”. Carmo Santos foi o 2° brasileiro que ganhou o desafio na história da disputa.
Veja o vídeo de Carmo que foi vencedor do concurso: https://youtu.be/0IQblywSEHE O resultado foi anunciado pelo Relator Especial da ONU para assuntos de Água e Saneamento, Pedro Arrojo, no dia 12 de agosto, – em comemoração ao dia internacional da juventude.
O concurso contou com a participação de jovens de diferentes países do mundo com idades entre 16 a 24 anos. As inscrições tiveram início no dia 22 de março e terminaram no dia 31 de maio.
Carmo é estudante de escola pública. Ele concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, e atualmente cursa Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Picos. Ele é filho de Lucilene Santos e de Francisco Sousa, conhecido popularmente como ‘Reis do Carmo’.
Além de vencer a competição, o estudante foi convidado pelo Relator Especial da ONU-Água para participar e discursar em um evento da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) que este ano será realizada em Glasgow, no Reino Unido, onde líderes de 196 países se reunirão entre os dias 1º e 12 de novembro para uma grande conferência sobre as mudanças do clima e como os países pretendem combatê-la.