Veja quais os 25 países com as maiores taxas de homicídios do mundo

Lista com base no número de homicídios por 100.000 habitantes

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os países com as maiores taxas de homicídio podem surpreendê-lo. É um fato conhecido que o mundo moderno é tudo menos um lugar seguro, mas é chocante ver quão inseguro o mundo pode ser. Nessa lista vamos dar uma olhada ao redor do mundo usando as estatísticas internacionais de taxa de homicídios. Com base no número de homicídios por 100.000 habitantes por ano, essas estatísticas nos permitirão ver quais países têm as maiores taxas de homicídios.

25º Panamá, 17,2

Localizado no istmo que liga a América do Norte e a América do Sul, o Panamá é apenas um dos muitos países da América Central listados no post. Atualmente o número de assassinatos cometidos no país vem diminuindo lentamente, mas a criminalidade muito alta que freqüentemente envolve violência armada é uma das razões pelas quais o Panamá, infelizmente, ainda pertence a essa lista.

24º Botswana, 18,4

País do interior da África Austral, a Botswana tem a tendência oposta ao Panamá. Neste país, mais e mais pessoas são mortas todos os anos. Além dos frequentes homicídios, a população local também é dizimada pela epidemia de aids.

23º Guiné Equatorial, 19,3

Com uma população de pouco mais de 600.000 pessoas, a Guiné Equatorial é outro país africano que encontra regularmente o seu lugar nestas tristes estatísticas. A ocorrência altamente alarmante de gangues de traficantes armados e ladrões combinados com atividade policial deficiente é uma das principais razões pelas quais os assassinatos, assim como outros crimes, são tão comuns no país.

22º Nigéria, 20

Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, o país mais populoso da África, a Nigéria é notória pelas taxas extremamente altas de todos os crimes violentos, portanto não é surpresa que ela apareça na lista. Todos os anos, cerca de 20 dos 100.000 nigerianos são vítimas de um assassinato. Além disso, práticas hediondas de estupro, violência doméstica ou até mesmo escravidão continuam sendo coisas comuns neste país.

21º Dominica, 21,1

Habitada por cerca de 70.000 residentes permanentes, Dominica é um dos menores países do mundo, mas quando se trata da taxa de homicídios, esse popular destino de férias no Caribe pode “competir” com países muito maiores. Até os turistas podem ser roubados ou encontrar algum evento agressivo.

 20º México, 21,5

Com uma área total de quase 2 milhões de quilômetros quadrados (o maior país das Américas por área), o México é notório por seus enormes problemas com o tráfico de drogas e a criminalidade relacionada, que muitas vezes também envolvem homicídios. Estes – por vezes muito brutais – assassinatos são frequentemente usados para intimidar gangues rivais.

19º Santa Lúcia, 21,6

Com uma população de cerca de 175.000 pessoas, Santa Lúcia é outro pequeno país caribenho que, além de incríveis belezas naturais e maravilhosas praias, é conhecido pela alta taxa de homicídios.

18º República Dominicana, 22,1

O segundo maior país caribenho, a República Dominicana, abriga quase 10 milhões de pessoas. Os assassinatos neste país são freqüentemente associados ao tráfico de drogas, já que a República Dominicana funciona como uma estação de trânsito para drogas colombianas destinadas à Europa e aos Estados Unidos. O país também foi criticado por sua abordagem moderada a criminosos condenados.

17º Ruanda, 23,1

Localizado na África Central e Oriental, Ruanda experimentou um dos mais hediondos e atrozes genocídios da história da humanidade e, infelizmente, matar pessoas ainda parece ser uma coisa dolorosamente comum neste país. Mas o alto número de homicídios não é o único problema com o qual Ruanda tem lutado – outros tipos de crimes violentos, como estupro ou roubo, também são comuns.

16º Brasil, 25,2

Com uma população de mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é um dos maiores e mais populosos países da lista e também do mundo. Mas o grande número de habitantes gera uma quantidade dramática de assassinatos – só em 2012, quase 65.000 pessoas foram mortas no país. Acredita-se que o comércio de drogas e o alcoolismo estão entre as principais causas da alta ocorrência de homicídios.

15º São Vicente e Granadinas, 25,6

Ocupando uma área total de apenas 390 quilômetros quadrados, São Vicente e Granadinas é outro pequeno país caribenho com uma taxa extremamente alta de homicídios. As estatísticas da INTERPOL sugerem que – além dos assassinatos – estupros, roubos, assaltos agravados e furtos também são crimes bastante comuns cometidos em São Vicente e Granadinas.

14º República Democrática do Congo, 28,3

Localizada na África Central, a República Democrática do Congo é um país extremamente rico em recursos naturais, mas instabilidade política, guerras civis devastadoras, falta de infra-estrutura e corrupção generalizada criaram um terreno fértil para uma enorme criminalidade com uma taxa de homicídios particularmente alta.

13º Trinidad e Tobago, 28,3

Embora Trinidad e Tobago seja o terceiro país mais rico per capita das Américas depois dos EUA e Canadá, e é reconhecido como uma economia de alta renda, esse país caribenho tem sido listado entre aqueles com a maior taxa de homicídio do mundo. Nos últimos anos, em média, mais de 28 em 100.000 pessoas foram assassinadas anualmente.

12º Bahamas, 29,8

Uma ex-colônia da coroa britânica, Bahamas é um país insular composto por mais de 700 ilhas no Oceano Atlântico. Apesar de ser um país relativamente rico, com sua economia baseada em turismo e finanças, Bahamas tem lidado sem sucesso com o mesmo problema que seus vizinhos do Caribe. Em 2013, por exemplo, 120 pessoas foram mortas no país, o que contribuiu para a taxa média de quase 30 homicídios.

11º Colômbia, 30,8

Situada no noroeste da América do Sul, a Colômbia é notória por sua produção e comércio de drogas. Isso, combinado com a sociedade altamente segregada, dividida entre as famílias ricas de ascendência espanhola e a maioria dos colombianos pobres, levou muitos moradores locais a se envolver não apenas em assassinatos, mas também sequestros, roubos, agressões agravadas e outros crimes.

10º África do Sul, 31

Apesar de seu apelido bem-apessoado “A Nação Arco-íris”, a África do Sul, que abriga cerca de 54 milhões de pessoas, tem uma taxa muito alta de assassinatos, agressões, estupros e outros crimes violentos. Estatísticas publicadas pela polícia local sugerem que na África do Sul, cerca de 50 pessoas são assassinadas todos os dias, o que é um número realmente alarmante. Felizmente, a taxa de homicídios tem diminuído lentamente.

9º São Cristóvão e Névis, 33,6

Localizada nas Índias Ocidentais, São Cristóvão e Névis é o menor estado soberano das Américas, tanto na área quanto na população. Mas mesmo entre as 50.000 pessoas que vivem neste pequeno país, há um número significativo de pessoas que obviamente não se importam em matar outras pessoas. Com uma taxa média de 33,6 homicídios por 100.000 pessoas, São Cristóvão e Névis ficou em 9º lugar.

8º Suazilândia, 33,8

Rodeada principalmente pela África do Sul, a Suazilândia, com uma população de pouco mais de 1 milhão, é um dos menores países da África. Mas os números relacionados à ocorrência de homicídios estão longe de serem pequenos na Suazilândia. Dizimada não só pela enorme criminalidade mas também pela extrema pobreza e doenças como a SIDA ou a tuberculose, a esperança de vida média estimada da população local é de apenas 50 anos.

7º Lesoto, 38

Lesoto é outro pequeno país africano situado na África do Sul. Além de ser conhecida por sua localização e tamanho, Suazilândia é conhecida também por ter uma taxa de homicídios incontrolável. Quase metade da população do país vive abaixo da linha da pobreza, que é em parte responsável pela sua enorme criminalidade e taxa de homicídios anuais.

6º Jamaica, 39,3

Ocupando uma área de 11.000 quilômetros quadrados (4.250 milhas quadradas), a Jamaica é outro representante do Caribe. Por muitos anos, o país tem sido notório por ter uma das maiores taxas de homicídio do mundo e as últimas estatísticas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime confirmaram isso. Os assassinatos e crimes violentos são particularmente freqüentes em grandes cidades como Kingston, a capital.

5º Guatemala 39,9

Com uma população de quase 16 milhões, a Guatemala é o país mais populoso da América Central. Com uma média de cerca de 100 assassinatos cometidos a cada mês, a Guatemala classifica-se como o país com a 5ª maior taxa de homicídios do mundo. Nos anos 90, por exemplo, a cidade de Escuintla tinha uma taxa anual de 165 assassinatos por 100.000 pessoas.

4º El Salvador, 41,2

Profundamente afetado pela guerra civil de longo prazo e devastadora (1979 – 1992), El Salvador é um país da América Central e uma casa para cerca de 6,3 milhões de pessoas. A taxa de homicídios extremamente alta neste país é marcada pela ocorrência significativa de crimes relacionados a gangues e delinquência juvenil. Em 2004, por exemplo, cerca de 60% dos assassinatos cometidos em Salvador foram realizados por gangues locais que competiam por poder e território.

3º Belize, 44,7

Com uma área de 22.800 quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 340.000 pessoas, Belize é o país menos densamente povoado da América Central. Mas apesar de suas incríveis belezas naturais e da vida selvagem, este país está longe de ser um bom lugar para se viver. A enorme taxa de homicídios de quase 45 assassinatos por 100.000 pessoas faz de Belize um dos países mais perigosos do mundo. Os homicídios são particularmente freqüentes no distrito da cidade de Belize, onde, em 2007, por exemplo, metade dos assassinatos ocorreram naquele ano.

2º Venezuela, 53,7

Localizada na costa norte da América do Sul, a Venezuela é conhecida como uma das maiores exportadoras de petróleo do mundo, mas também como um país com ampla e incomum alta ocorrência de homicídios. No ano passado, apenas 19% dos moradores locais se sentiam seguros quando caminhavam sozinhos à noite e tinham uma boa razão para isso – todos os anos, mais de 50 pessoas em 100.000 são mortas na Venezuela e o número vem crescendo constantemente nas últimas décadas. .

1º Honduras, 90,4

De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Honduras, que abriga cerca de 8,25 milhões de pessoas, tem de longe a maior taxa de homicídios de todos os países do mundo. Sua taxa média incomparável de 90,4 assassinatos por 100.000 pessoas significa que neste país, quase todas as 1.000 pessoas morrem. Como Honduras é um destino de férias popular, os turistas costumam ser vítimas de vários crimes violentos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES