Novidades com relação ao FIES. É que algumas mudanças irão ajudar a financiar os estudos de quem precisa do Fundo de Financiamento Estudantil. Agora, pelo FIES Recurso concedido haverá taxa real zero de juros para os estudantes. Para isso basta que o aluno tenha renda familiar per capita de até três salários mínimos.
O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem uma política de financiamento junto a cursos superiores que não são gratuitos com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Lembrando que esses financiamentos que são concedidos com recursos do Fies passam a ter taxa real zero de juros, para os estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Processo seletivo
Para se inscrever no processo seletivo é preciso ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Lembrando que o MEC abriu na terça-feira (27) as inscrições para o Fies do segundo semestre de 2021. Não poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos pré-selecionado em processo seletivo anterior, candidato que não tenha quitado financiamento anterior, candidato que se encontre em período de utilização do financiamento do Fies e aqueles que submeteram ao ENEM com auto-avaliação, na condição de treineiro.
Bolsista
O bolsista parcial do Prouni (Programa Universidade Para Todos) poderá participar do processo seletivo e financiar parte da mensalidade que não seja coberta pela bolsa. Participantes que já concluíram o ensino superior, também poderão, se tiver nos critérios do edital.
A nota de corte será divulgada quando forem ocupadas todas as vagas disponibilizadas para o grupo de preferência escolhido pelo candidato.
Critérios
Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre até três opções de curso, turno, local de oferta escolhidas em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem.
E seguirá a sequência: Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não foram beneficiados; Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado; Aqueles que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e se beneficiaram pelo financiamento e o tenha quitado.