Após um inverno bastante frio nas últimas duas semanas, uma nova massa de ar quente se estabelece no centro do país e altera as condições climáticas no Brasil a partir desta segunda-feira (18) até o dia 25 de julho, conforme informado pelo Climatempo. Esse período de temperaturas elevadas nesta época é conhecido como "veranico", especialmente sentido durante as tardes.
O QUE É VERANICO?
O veranico ou veranito é um fenômeno meteorológico comum nas regiões meridionais do Brasil. Consiste em período de estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno.
PREVISÕES DO TEMPO
Nas áreas do sul do Centro-Oeste e nas regiões Sudeste e Sul, as temperaturas máximas serão de 3ºC a 5ºC mais altas que o normal para esta época. No oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, além do oeste e norte do Rio Grande do Sul, as temperaturas subirão ainda mais, com valores superiores a 5ºC e podendo alcançar até 7ºC acima da média para o mês de julho.
Uma nova área de alta pressão atmosférica está se formando no centro do Brasil, estabilizando uma massa de ar quente sobre grandes partes do país. Esse sistema de alta pressão média intensifica o fluxo descendente de ar, como ocorreu em ocasiões anteriores.
Esse padrão climático favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes sistemas de nuvens de chuva, ao mesmo tempo, em que bloqueia a progressão de frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil.
TEMPO SECO
O inverno brasileiro é marcado por períodos mais secos e com menos chuvas nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Durante o "veranico", não se espera aumento da umidade. As tardes serão mais quentes, porém as noites e madrugadas seguirão geladas.