Vereador do PL diz que ‘negrada’ gastou recursos para combater a Covid-19

Esta não é a primeira vez que Xico Vilela tem fala preconceituosa. Em junho de 2023, ele chamou uma servidora de “neguinha, puta”

Vereador Francisco Vilela | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O vereador Francisco Vilela (PL), do município de Canguçu (RS), causou polêmica ao afirmar que a  ‘negrada’ gastou os recursos destinados para combater a Covid-19. A fala racista aconteceu durante a sessão da Câmara do último dia 22. 

"Bah, não veio pagamento 'pinga-pinga'. Com aquele dinheiro da Covid, essa negrada nos estados deitaram e rolaram. Palmas pro Bolsonaro, palmas pra quem mandou o dinheiro", disse o parlamentar. 

SEM ARREPENDIMENTOS: Xico  Vilela  afirmou que não se arrepende de ter usado o termo e negou que tenha sido racista. "É uma expressão que todo mundo usa, mas como fui eu, vereador, me tiraram para bobo. Me sinto até constrangido. Não tenho mais nada a declarar", pontuou. 

Esta não é a primeira vez que o vereador tem fala preconceituosa. Em junho de 2023, ele chamou uma servidora de "neguinha, puta".

QUEBRA DE DECORO: O Movimento Quilombola e Negro de Canguçu repudiou as falas e pediu a punição do vereador. "É inadmissível que uma autoridade ocupante de uma cadeira no poder Legislativo quebre o decoro parlamentar e ofenda a comunidade negra", afirmou.

A Câmara de Vereadores informou que "está avaliando o caso". Em agosto, a Casa rejeitou o pedido de cassação do mandato do parlamentar, também instaurado a partir de uma manifestação em sessão.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES