om o lixo tomando conta da cidade de União (56 quilômetros de Teresina), os vereadores que apoiam o prefeito estão realizando um mutirão de emergência nas ruas e bairros que se encontram em situação mais crítica. A ideia foi posta em prática a pedido do prefeito do município, Gustavo Medeiros, nos primeiros dias ao assumir a administração.
Os parlamentares da base aliada foram às ruas ajudar na limpeza, alguns utilizando seus próprios veículos, e voluntários para fazerem o recolhimento da sujeira que, segundo informações, está espalhada por toda a cidade.
Entre os principais pontos de acúmulo de lixo na cidade estão a Praça do Boréu, a rua ao lado da Casa Paroquial, a rua do Casarão Clube, conjunto Francisco Narciso e Rêgo Filho, Bairro Beira Rio e São João.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, José Feitosa, a decisão aconteceu depois de uma reunião do prefeito com a bancada de vereadores. Na reunião, foi decidido que cada um iria colocar um carro e uma equipe à disposição para o mutirão. ?Quem não conseguiu veículo está usando seu próprio carro?, disse o vereador Gilson Medeiros, um dos participantes do encontro.
Os vereadores também informaram que só a partir do dia 15 de fevereiro será contratada uma empresa de limpeza urbana que ficará responsável pela coleta de lixo junto às máquinas da prefeitura. Com o acúmulo de lixo na cidade, aumentou também a proliferação de moscas que está causando uma espécie de virose em boa parte da população.
O prefeito já havia denunciado a situação do lixo da cidade ao tomar posse no início do mês e destacou a confiança nele depositada e dos problemas que irá enfrentar nos primeiros meses de governo. ?O povo tenha a certeza de nosso empenho, muito esforço e dedicação?, disse, na ocasião, Gustavo.