A notícia foi dada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Ele adiantou uma informação que muitos estão ansiosos em ouvir. A Versamune MCTI - um imunizante contra covid-19 100% nacional já foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação.
O governo espera que em breve o imunizante possa entra na fase de testes, tão importante para que venha futuramente ser disponibilizada a população.
Os testes são fundamentais e obrigatórios para a vacina venha a ter aprovação e uso amplo.
De acordo com o ministro as fases 1 e 2 deverão contar com 360 pacientes cada. Outras fases deverão acontecer para comprovar a eficácia.
“Esperamos que os testes aconteçam ainda neste ano, pelo menos para ter uma abertura em emergência da fase 3. Havendo eficiência e segurança comprovadas, a vacina será usada aqui no Brasil”, afirmou Pontes.
Marcos Pontes ressaltou a importância da produção de uma vacina 100% nacional, que servirá para atender rapidamente a população brasileira caso novas mutações ocorram. O ministro também lembrou da importância da mantenção da soberania e da independência de fontes externas de vacina. A entrevista completa para o programa Voz do Brasil pode ser conferida abaixo.