O período de chuvas é maravilhoso traz uma preocupação com nossos amigos de quatro patas. Com as chuvas, os cães ficam mais vulneráveis a viroses, principalmente animais filhotes e idosos. As viroses mais comuns nos pets durante o período chuvoso são cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza e adenovirus, algumas delas, inclusive, podem ser fatais.
Para a médica veterinária Nhirneyla Marques, Mestre em Ciência Animal, o cuidado redobrado se inicia com a vacinação. Para prevenir os males, o ideal é que o pet receba pelo menos três doses da vacina.
"São três doses que devem ser administradas a cada 21 dias. Se o animal for muito a pet shop, viagens ou hotéis o ideal é que sejam quatro doses, pois nesses ambientes eles ficam mais vulneráveis", explica a veterinária.
Ela ainda lembra que os idosos e filhotes de até cinco meses são os mais vulneráveis a viroses e recomenda também o uso de suplementos vitamínicos para fortalecer o sistema imunológico do animal, além de uma boa alimentação. E só para não esquecer, não deixe seu pet na chuva.