Vias atingidas no RS somam distância para atravessar o Brasil; entenda

A análise foi feita com imagens de satélite de alta resolução, avaliando locais atingidos por inundação, enxurrada e deslizamentos

Homens tentando atravessar rua inundada no RS | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul deixaram 4.521 km de ruas, avenidas, estradas e rodovias inundadas em 78 municípios do estado, segundo uma estimativa do governo estadual. Essa extensão supera em 124 km a distância necessária para atravessar o Brasil de norte a sul, que é de 4.397 km. Para se ter uma ideia, atravessar o país de leste a oeste requer 4.320 km, e a distância em linha reta para atravessar o Oceano Atlântico entre a América do Sul e a África, partindo de João Pessoa até Guiné-Bissau, é de aproximadamente 2,9 mil km.

extensão da mancha de inundação

Os dados da malha viária afetada foram revelados pelo Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP), lançado pelo governo na quinta-feira (30). Este documento detalha a extensão da mancha de inundação que afetou os acessos urbanos e rurais. A análise foi feita com imagens de satélite de alta resolução, avaliando locais atingidos por inundação, enxurrada e deslizamentos. No total, 262 dos 497 municípios gaúchos foram identificados como afetados pelas enchentes.

Foto: Reprodução

impacto das enchentes

O impacto das enchentes na Região Metropolitana foi severo, com mais de 40% da população de Eldorado do Sul (80,8%), Canoas (44%) e São Leopoldo (40,7%) diretamente afetada, somando 273,3 mil pessoas. Em Muçum, no Vale do Taquari, 66,3% dos moradores foram atingidos. A mancha de inundação afetou 283.078 domicílios particulares e 1.349 estabelecimentos religiosos. Além disso, 640 instalações públicas, incluindo hospitais, delegacias, escolas e unidades de saúde, foram inundadas.

Foto: Reprodução

43 pessoas seguem desaparecidas

Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e maio resultaram em 171 mortes, de acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil divulgado na sexta-feira (31). Além disso, 43 pessoas seguem desaparecidas e 806 ficaram feridas. O desastre deixou 617,9 mil pessoas desabrigadas – 37,8 mil em abrigos e 580,1 mil na casa de amigos e parentes. Mais de 95% dos municípios foram atingidos, afetando mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o estado.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES