No Dia de Pentecostes acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo no município de Valença, localizado a 217 km de Teresina. Como todos os anos, a vice-governadora do Piauí Margarete Coelho seguiu, no domingo (15), em procissão com famílias, amigos e autoridades locais rumo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó e Conceição.
Nas cores branca e vermelha a Procissão do Divino foi conduzida pelo Imperador e sua Corte, que ao lado da comunidade caminharam e carregaram os símbolos da festa , entre eles bandeira e a pomba do Divino. O cortejo deu início a Festa do Divino intitulada esse ano como “A missão do Espírito Santo é trazer harmonia e criar a paz” , onde estiveram desde crianças a adultos devotos em comunhão pelas ruas do Centro da cidade.
Para a vice-governadora, a Festa do Divino é uma das mais lindas e importantes do calendário religioso. “Venho todos os anos e sempre me sinto bem acolhida pelas famílias e amigos. É um momento de encontro e confraternização, onde as orações ficam mais fortes. Recebemos os dons do Espirito Santo e os frutos da fé e da paz como forma de renovação ”, disse.
Na chegada do cortejo à Igreja Matriz, a emoção tomou conta da pequena Isabela Fernanda, de 8 anos, com os olhos marejados e a voz trêmula ela não segurou a emoção ao final da passagem do cortejo em direção ao altar e desabafou, que seu choro era de saudade e ao ver a pomba do Divino Espírito Santo lembrou de sua avó (in memoriam) , que era devota da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. “ Participo desde pequenina dessa festa. E hoje, chorei de tanta saudade que senti da minha avó que faleceu há dois anos. Só lembrei dela quando vi a chegada da procissão”, contou.
O Espírito Santo é representado no símbolo de pomba. A Igreja celebra a festa de Pentecostes com os paramentos vermelhos, símbolo e sinal do amor com que Deus nos ama e do "fogo" que aquece, ilumina e abrasa os corações dos discípulos de Jesus. A presença de Deus em cada cristão foi destacada pelo padre Francimilson Gonçalves durante a celebração eucarística. “Somos todos nós batizados e consagrados no Espírito Santo. Na confirmação todos os cristãos receberam a força e os dons do Espírito. Então, ninguém na ação da Santíssima Trindade deixou de ser atingido pela força de Deus que é o Espírito Santo. Todos nós temos em nossas vidas e em nossos corações essa força do dons”, enfatizou.
Além disso, o sacerdote pontuou que o maior tesouro carregado pelos cristãos estão relacionados à plenitude da ação do Espírito Santo dentro dos corações dos fieis que é representada em forma dos setes dons: Entendimento, Ciência, Sabedoria, Conselho, Piedade, Fortaleza, Temor de Deus. “Nós devemos agir sempre impulsionados, iluminados e inspirados pela Terceira Pessoa da Santíssima Trindade” , finalizou.