Pesquisadores conhecidos como "caçadores de furacões" voaram nesta segunda-feira (7) pelo olho do furacão Milton, que deve atingir a Flórida na quarta-feira (9). Em poucas horas, no sul do Golfo do México, o furacão subiu da categoria 2 para a 5, a mais alta da escala.
Os "caçadores", que fazem parte da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), usaram uma aeronave chamada "Miss Piggy", originalmente projetada para caçar submarinos na Guerra Fria, segundo a Reuters.
IMPORTÂNCIA DOS DADOS
Os dados coletados pelos pesquisadores são fundamentais para entender melhor as tempestades marítimas e auxiliar no planejamento de desastres, informou a agência. Moradores da Flórida já se preparam para a chegada do furacão Milton, que apresentou crescimento recorde em velocidade para a época e deve provocar a maior evacuação de residentes nos EUA nos últimos oito anos.
FURACÃO INDO EM DIREÇÃO À FLORIDA
O furacão Milton se formou no fim de semana no Caribe e avança em direção ao México e à Flórida, com ventos de até 280 km/h. Inicialmente previsto para alcançar a categoria 3, o fenômeno surpreendeu ao subir rapidamente para a categoria 5. Ele deve atingir a Flórida pouco mais de uma semana após o furacão Helene, que causou grande devastação no estado.