Posts compartilhados nas redes sociais que mostram uma passeata com a presença de pessoas de branco levando carrinhos com bebês, não se trata de um suposto evento na Sérvia chamado "Parada do Orgulho da Família". O registro, na verdade, mostra um desfile no Festival Internacional de Folclore Infantil "Licidersko srce", que ocorreu em Uzice, na Sérvia.
O que dizem os posts
As publicações são compartilhadas em perfis nas redes sociais de direita e conservadores, na tentativa de fazer um contraponto à Parada do Orgulho LGBT+. "Parada do Orgulho da Família na Sérvia. É disso que o mundo mais precisa", diz a descrição de um post no "X" - antigo Twitter.
"Parada do Orgulho da Família, na Sérvia. Espetacular!", diz outra publicação no Instagram. O mesmo vídeo aparece no Facebook.
POR QUE OS POSTS SÃO DISTORCIDOS?
Na realidade, o vídeo é de um desfile na Sérvia, mas não é chamado de "Parada do Orgulho da Família", nem há informações que o objetivo seja se contrapor às pautas LGBTQIAPN+.
Um trecho do momento em que as pessoas de branco com os bebês aparecem está disponível, em outro ângulo, no canal no YouTube da emissora local TV Lav plus. O vídeo é de agosto de 2022.
Veja a comparação das duas cenas - a utilizada no post desinformativo com a gravada pela TV local.
Em uma busca reversa de imagem no Google, é indicado uma série de resultados com conteúdos desinformativos. Em um deles, usuários esclarecem nos comentários que o evento, na verdade, se trata de um festival de folclore internacional, que ocorre na cidade de Uzice.
Ao pesquisar em inglês por "festival", folclore", "sérvia", no Google, um dos resultados é um texto sobre o Festival Internacional de Folclore Infantil "Licidersko srce". O artigo foi publicado no site do CIOFF (Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Folclóricas, em tradução livre). A entidade é parceira da Unesco.
SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO REAL
Segundo o CIOFF, o festival acontece anualmente durante a terceira semana de agosto. Ele é realizado em Uzice, mas também em outros destinos turísticos da Sérvia e Bósnia e Herzegovina. O objetivo da festa é promover a cooperação cultural entre os países.
A publicação no Instagram, compartilhada no último dia 4, registra 3,8 milhões de visualizações, 382.230 curtidas e 11,3 mil comentários. O post no Facebook, publicado no último dia 16, tem 34,2 mil visualizações, 4,1 mil curtidas, 746 comentários e 928 encaminhamentos.
Já a postagem no Twitter, compartilhada também no dia 4, registra 287,5 mil visualizações, 27,8 mil curtidas e 5.143 repostagens.
VERIFICAÇÃO
A checagem do conteúdo foi feita pela UOL e pela AFP Checamos.