Vigilância intensifica fiscalização contra aglomerações no carnaval no PI

Tatiana Chaves explica que há situações comumente encontradas nos municípios, a exempplo das festas clandestinas

Vigilância Sanitária | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As Vigilâncias Sanitárias do Estado do Piauí e dos municípios estão atuando juntas para evitar aglomerações e festas, em cumprimento ao decreto estadual de enfrentamento à Covid-19. Apesar do cancelamento do Carnaval no Piauí, as equipes têm encontrado situações de festas clandestinas e aglomerações próximos a paredões de som, principalmente nos municípios do interior do estado.

Em entrevista ao meionorte.com, a Diretora de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves informou que a Divisa está acompanhando as ações feitas pelas vigilâncias municipais após repassar orientações para o cumprimento das medidas.

Vigilância intensifica ações de fiscalização durante período de carnaval no Piauí - Foto: Divulgação"Ontem (sábado,26) foi o primeiro dia (de monitoramento). As equipes encontraram alguns locais com aglomeração, com festa. Paredões de som tem muito, e estamos conseguindo, no momento que a vigilância chega, cessar a música e a aglomeração", destacou.

Tatiana Chaves explica que há situações comumente encontradas nos municípios, a exemplo das festas clandestinas. "São situações que tem causado o maior número de pessoas aglomeradas e estamos envolvidos tentando orientar para ver se as pessoas têm sensibilidade maior na responsabilidade individual e coletiva. No momento, ainda não é possivel vivenciar essas situações", destacou.

De acordo com ela, o trabalho da Vigilância Sanitária consiste em orientar e intervir, emitindo notificações aos estabelecimentos comerciais para o cumprimento das medidas. "Aonde a equipe chega que encontra aglomeração, festas clandestinas, as Vigilâncias municipais estão orientando e intervindo, realizando a notificação se for em atividades comerciais. Não adentramos nos domicílios", ponderou.

A diretora ressalta que ainda não é possível ter um balanço das ações mas a expectativa é de resultado positivo.

"A gente espera que daqui para terça, quarta-feira, quando tudo encerrar possa ter uma semana de menos casos de Covid-19".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES