Voçorocas avançam no Oeste do Maranhão e ameaçam 'engolir' casas dos moradores

Atualmente, 26 voçorocas gigantes crescem em direção à cidade, algumas chegando a 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade

Cidade em perigo | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Centenas de moradores do oeste do Maranhão vivem com medo do avanço das voçorocas, um fenômeno natural que se agrava pela falta de infraestrutura na região. Em Buriticupu, uma cidade sobre um platô cercado de vales, as ruas geralmente terminam em ribanceiras, e a falta de canalização adequada faz com que as chuvas causem erosões que resultam em grandes crateras.

CRESCIMENTO DAS VOÇOROCAS: Atualmente, 26 voçorocas gigantes crescem em direção à cidade, algumas chegando a 600 metros de extensão e 80 metros de profundidade. Centenas de casas estão ameaçadas e muitas já foram abandonadas, com os moradores forçados a deixar suas residências devido ao risco de desabamento.

ASSISTÊNCIA EMERGENCIAL: O governo Lula (PT) liberou mais de R$ 4 milhões ao município para assistência emergencial e construção de casas populares para famílias afetadas. A prefeitura aguarda a liberação de mais recursos federais para obras de drenagem nas crateras.

VULNERABILIDADE DA POPULAÇÃO: A situação causa angústia nos moradores, que enfrentam incertezas sobre seu futuro e temem ser os próximos a perder suas casas para as voçorocas. A necessidade de obras de contenção é urgente, mas envolve custos elevados e ainda não há uma solução definitiva para conter o problema.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES