A Volkswagen revelou duas novidades na véspera do Salão de Genebra, que começa nesta terça-feira (6) para a imprensa. A marca mostrou um carro-conceito sem volante e sem controles aparentes.
O I.D. Vizzion é autônomo, ou seja, dispensa o motorista, tem motor elétrico e deve deve ser lançado até 2022. Além dele, a montadora exibiu nesta segunda (5) um robô que recarrega veículos elétricos chamado CARla.
Basicamente, uma sala
O I.D. Vizzion é "parente" do I.D. Buzz4, a "Kombi" do futuro. Todos são carros que já "nascerão" elétricos - até então, o sistema era adaptado a modelos existentes na linha.
O conceito é o primeiro membro autônomo da família de elétricos da Volkswagen que começará a chegar ao mercado daqui a 2 anos. Além de ser o primeiro que dispensa o motorista, este I.D. deverá ser o mais luxuoso dos apresentados até agora, com 5,1 metros de comprimento. Sem os controles e o volante, ele parece mais uma sala do que um carro por dentro.
A General Motors também promete lançar um carro assim, o Cruise AV, divulgado em janeiro como "o primeiro carro de produção sem volante e sem pedais". A montadora pretende colocá-lo nas ruas no ano que vem, primeiro como um serviço de transporte.
O modelo da Volkswagen terá um assistente virtual, que atende a comandos de voz e de gestos e aprende as preferências dos ocupantes -o que aponta para o uso da inteligência artificial, outra tendência nas montadoras.
Robô-carregador
O CarLa, ele é fruto de uma parceria com a empresa de tecnologia Kuka. De acordo com a Volkswagen, o robô foi pensado para ser usado tanto em espaços públicos como em residências.
Ele entra em ação assim que um veículo elétrico é estacionado. Seu braço mecânico é esticado, abre a tampa do veículo e se conecta de forma autônoma. Segundo a Volkswagen, graças a câmeras e radares, o CarLa pode "trabalhar de forma segura em praticamente qualquer ambiente."