O segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriação de brasileiros do Líbano chegou ao Brasil nesta terça-feira (8). Um grupo de 227 passageiros, incluindo 49 crianças (sete delas de colo), desembarcou às 6h58 na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP).
A aeronave decolou de Beirute, no Líbano, na segunda-feira (7), fazendo uma escala técnica em Lisboa, Portugal. Três animais de estimação também estavam a bordo.
456 PESSOAS REPATRIADAS
Conforme o governo federal, a operação "Raízes do Cedro" já retirou 456 pessoas e seis pets do Líbano. O primeiro voo chegou no domingo (6), quando os repatriados foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Neste voo, a aeronave levou ao Líbano uma doação de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades locais. O Ministério das Relações Exteriores informou que outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos.
A tripulação da operação conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos, para garantir acolhimento e assistência aos repatriados.
O QUE DISSE O ITAMARATY?
O Itamaraty informou na segunda-feira (7), por meio de uma nota, que mantém contato com brasileiros e seus familiares que desejam deixar o Líbano através da Embaixada do Brasil em Beirute. A organização dos voos está sujeita às condições de segurança no local.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para aqueles que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos regulares da companhia libanesa Middle Eastern Airlines”, completa a nota.