Voo da Força Aérea decola de Lisboa para resgatar brasileiros no Líbano

Trajeto rumo a Beirute estava previsto para a sexta-feira (4), mas acabou adiado por motivos de segurança. Avião deve trazer 220 pessoas, entre brasileiros e familiares.

O avião que vai resgatar brasileiros no Líbano pousou na manhã desta quarta-feira em Lisboa, Portugal | Foto: Divulgação/FAB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que irá repatriar brasileiros no Líbano decolou neste sábado (5) de Lisboa, Portugal, com destino a Beirute, a capital libanesa. Segundo a FAB, a aeronave partiu às 6h55, com previsão de pouso para as 11h (horário de Brasília).

A expectativa é que 220 brasileiros e seus familiares retornem ao país, mas o Itamaraty ainda não atualizou a lista de embarcados, e o número pode mudar, pois alguns cidadãos podem desistir da viagem.

Esse primeiro voo estava inicialmente agendado para sexta-feira (4), mas foi adiado por motivos de segurança. Ao longo da semana, Israel realizou bombardeios em várias regiões do Líbano, que está em conflito com o grupo extremista Hezbollah.

OPERAÇÃO RAÍZES DO CEDRO

A aeronave KC-30, parte da operação de resgate chamada Raízes do Cedro, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2) e chegou a Portugal na manhã do mesmo dia. 

Segundo o Itamaraty, quase 3 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil, principalmente moradores do Vale do Bekaa e de Beirute. O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil pode buscar até 500 pessoas por semana no Líbano.

SOBRE O CONFLITO ARMADO

O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que ataca alvos do grupo extremista Hezbollah, resultando em mortes de civis, incluindo dois brasileiros desde a intensificação dos ataques em 20 de setembro. Na segunda-feira (30), houve também registro de invasão por terra.

O chanceler Mauro Vieira informou a Lula sobre a situação em Beirute e as discussões em Nova York. No sábado (28), ele se reuniu com o chanceler libanês, Abdallah Rashid Bou Habib, para avaliar o conflito e as possibilidades de repatriação de brasileiros.

Desde 23 de setembro, o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação, considerando rotas para o resgate.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES