Voo para repatriar brasileiros no Líbano tem lista com 215 nomes

Governo suspendeu comboio para repatriados após intensificação do conflito; fontes diplomáticas afirmam que escalada dos ataques impede operação

Voo para repatriar brasileiros no Líbano tem lista com 215 nomes | Foto: Divulgação/FAB
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A lista para o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano inclui 215 pessoas, sendo 70% mulheres e crianças, segundo fontes do governo. O voo, inicialmente previsto para sexta-feira (4), foi adiado para sábado (5). 

O governo brasileiro cancelou os dois comboios de ônibus que transportariam os repatriados até o Aeroporto Internacional de Beirute. Fontes diplomáticas indicam que a intensificação dos ataques tornou inviável essa operação. 

TENSÃO É GRANDE

Inicialmente, o Itamaraty havia estabelecido dois pontos de encontro, com escolta do exército libanês para os ônibus. Com o aumento dos bombardeios, há risco de os comboios serem alvos. Agora, a orientação é que os brasileiros se dirijam por conta própria ao aeroporto, após a confirmação do voo.

De acordo com interlocutores da operação, alguns brasileiros já estão em Beirute e têm dormido nas ruas ou em carros para evitar retornar às suas casas. A principal preocupação, tanto dos brasileiros quanto da Embaixada em Beirute, são as estradas, já que as vias de acesso à capital estão entre os alvos dos ataques.

A brasileira Rajaa Ibrahim, que está a seis quilômetros do aeroporto de Beirute, relatou ouvir explosões nas últimas horas. Com dois filhos, de 9 e 7 anos, ela ficou de fora do primeiro voo de repatriação.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES