Após ser tremendamente criticada pelo atraso no lançamento da versão de produção do CrossBlue, a Volkswagen finalmente bateu o martelo e definiu o local de produção do novo SUV. Conforme divulgado pela própria marca nesta semana, o crossover será produzido nos Estados Unidos, mais especificamente na fábrica de Chattanooga, estado do Tennessee. Detalhes ainda são limitados, mas sabe-se que a montagem será iniciada em 2016 e ocorrerá em sintonia com a produção do Passat norte-americano, que a esta altura já estará em nova geração.
De acordo com a Volks, a produção do CrossBlue (nome ainda provisório) demandará cerca de US$ 900 milhões em investimentos e exigirá a contratação de 2 mil novos funcionários. Além disso, a fábrica será ampliada em 50 mil m² (totalizando 538 mil m²) e no mesmo local será erguido um novo centro de pesquisa e desenvolvimento. A produção será iniciada de forma efetiva a partir do final de 2016 e as primeiras unidades, portanto, devem chegar às concessionárias em grandes quantidades somente em 2017.
Medindo 4,98 metros de comprimento, exatos 2 metros de largura e 1,73 metro de altura, o CrossBlue acomoda com conforto até sete ocupantes e promete ser um dos SUVs mais espaçosos da categoria. Apresentado pela primeira vez na edição passada do Salão de Detroit, o modelo ostentava um conjunto mecânico formado por um motor 2.0 TDI a diesel de 190 cv associado a dois blocos elétricos: um de 54 cv no eixo dianteiro e outro de 114 cv no eixo traseiro.