O governador Wellington Dias, em reunião com gestores de alguns órgãos do Estado, tratou sobre uma possível solução para o pagamento, por parte da União, de recuros relativos à venda da Cepisa. São pelo menos R$ 860 milhões que aguardam o destravamento de processos burocráticos que inviabilizam o pagamento.
Segundo dados apresentados pelo Estado, o contrato que federalizou a Cepisa, em 1997, previa o pagamento de um montante ao Piauí caso a mesma fosse privatizada posteriormente, fato que se concretizou no ano passado, quando a autarquia foi comprada pela empresa Equatorial Energia.
Os valores giram, atualmente, em torno de R$ 860 milhões e é resultado de dividendos contraídos pelo Estado durante o processo de federalização.
“Tratamos sobre uma audiência que será realizada no dia 31 deste mês ainda para a busca de uma solução para o pagamento por parte da União em relação à Cepisa. Acho que há um bom caminho e acredito que vamos ter a quitação dessa dívida e as condições de mais recursos para investimentos”, garantiu o governador.