Cinco novas unidades do Corpo de Bombeiros do Piauí serão implantadas no Estado. Após autorização do governador Wellington Dias nesta sexta-feira (6), as cidades de Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Esperantina terão unidades específicas.
A decisão de Dias leva em conta os recentes desastres florestais provocados pelas queimadas no Sul do Piauí, sobretudo nas áreas dos Parque Nacionais da Serra da Capivara e das Confusões. Além disso, também foi considerada a contigência populacional. Com os cinco novos postos será possível capilarizar o combate a incêndios nas cidades
Com a expansão, será possível que os batalhões estejam mais presentes em municípios distantes de Teresina. Atualmente, as cidades de Teresina, Floriano, Picos, Parnaíba e Piripiri possuem unidades do Corpo de Bombeiros.
O combate aos incêndios no Piauí segue uma linha histórica durante o período mais quente do ano, que corresponde aos meses do chamado b-r-ó-bró. Em 2021, as queimadas tomaram proporções maiores, ameaçando, inclusive, casas e cidades.
Em São Raimundo Nonato, por exemplo, as chamas ameaçaram até mesmo a zona urbana, com um incêndio que durou mais de 10 dias. O humorista Whindersson Nunes atuou com um avião para debelar as chamas.