Fora do ar desde a madrugada de 31 de agosto, a rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, voltou a funcionar para a maioria dos usuários no Brasil na manhã desta quarta-feira (18). Por enquanto, o acesso está disponível apenas através do aplicativo, tanto para iOS quanto para Android. O acesso por navegadores, como Google Chrome e Safari, ainda não está disponível.
VOLTA GEROU EUFORIA
A volta repentina da rede gerou euforia entre os usuários assíduos, conhecidos como "cronicamente on-line". Só na manhã desta quarta-feira, foram registrados 29,4 mil posts, com a tag "O Twitter voltou" dominando as conversas. Embora haja alegria com o retorno, também surgem dúvidas, pois não houve nenhum pronunciamento oficial da plataforma ou do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que havia ordenado o bloqueio da rede no país.
STF BLOQUEOU CONTAS BANCÁRIAS DO X
Na semana passada, o STF desbloqueou as contas bancárias e os ativos financeiros do X e da Starlink Brasil, após o bloqueio de R$ 18,3 milhões. No entanto, isso não garante que a rede social seria imediatamente liberada, já que a plataforma ainda precisa cumprir diversas determinações judiciais, incluindo a nomeação de um representante no Brasil.
SOBRE A SUSPENSÃO DO X
Em outubro, Alexandre de Moraes ordenou a suspensão da rede social X após Elon Musk, proprietário da plataforma, recusar-se a nomear um representante no Brasil. Moraes alegou que a plataforma tentava evitar a jurisdição brasileira para não cumprir determinações judiciais. A empresa, por sua vez, argumenta que as decisões do STF violam a legislação e que seus funcionários no país estavam sendo ameaçados de prisão.