Zalika: Anvisa registra nova vacina contra Covid-19; veja para quem é destinada

O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses.

Vacina será aplicada em pessoas a partir de 12 anos de idade, | Guilherme Silva / Semsa
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou uma nova vacina contra a COVID-19, fabricada pelo Instituto Serum, na Índia, e registrada pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica. Este imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade.

A vacina utiliza a tecnologia recombinante, combinando o antígeno de proteína S (spike) com um adjuvante à base de saponina para reforçar a resposta imunológica.

Segundo nota divulgada pela Anvisa, para ser registrada, a vacina apresentou eficácia na fase 3 de estudo, a última etapa antes da aprovação, com variação entre 79,5%, para estudo conduzido nos Estados Unidos na população entre 12 e 17 anos de idade, a 90,4%, em estudo nos Estados Unidos e México, na população adulta. 

Com eficácia entre 79,5% e 90,4%, o novo imunizante é o sexto a receber o registro individual definitivo da Anvisa, juntando-se a outras vacinas já autorizadas. A Zalika ainda aguarda avaliação do Ministério da Saúde para integração ao Programa Nacional de Imunizações.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES