O segundo dia da Feira do Empreendedor do Piauí, organizada pelo Sebrae, ofereceu elementos e experiências para fortalecer os negócios dos empreendedores. No auditório do Centro de Convenções de Teresina (CCT), Zico, Tony Ventura e Anderson Cruz foram os grandes nomes que abrilhantaram a noite de sexta-feira (9).
Simultaneamente, os talkshows, oficinas e standes de experiências tecnológicas e gastronômicas referenciaram os conceitos sobre gestão, finanças, experiência do cliente, inovação, técnicas de gestão de tempo, poder de decisão e habilidades para o futuro.
A Nação Rubro Negra pintou de vermelho e preto o auditório do CCT. Zico, dono de um talento reconhecido internacionalmente, fez uma palestra sobre times campeões. Sua apresentação iniciou às 20h30 e foi repleta de analogias entre o futebol e a gestão empresarial, capacidade de liderança, ousadia, determinação e resultados.
Imagens e exemplos cativantes da sua própria carreira foram apresentados na palestra, destacando suas conquistas e a sua determinação em busca das vitórias.
"Se eu tivesse que escolher uma palavra na minha carreira, essa palavra seria ‘determinação’. Eu lutei muito no meu time do coração, o Flamengo, e lutei muito para relembrar e valorizar minha história no futebol”, falou durante a palestra.
O professor de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) Edér Assunção, vestiu a camisa do time Flamengo para assistir à palestra. “O Zico do Flamengo é um exemplo de jogador, de empreendedor e eu não poderia perder a participação do meu ídolo em Teresina. É emocionante, um presente para todos nós”, disse.
Tony Ventura aborda as ferramentas da internet para ganhar dinheiro
Com o tema “Como Ganhar Dinheiro Usando Ferramentas da Internet”, Tony Ventura, especialista em tecnologia, também conectou os empreendedores com o futuro.
Com interatividade e participação do público, ele explicou o mundo tecnológico de forma cativante e bem-humorada, levando para exemplos do dia a dia termos como inteligência artificial, big data, internet das coisas, NFC, RFID, realidade aumentada, realidade artificial e outros conceitos desse universo.
Na linha das habilidades essenciais para os empreendedores, o público teve acesso às palestras e também aos espaços de empresas parceiras do Sebrae. Foi o caso do painel sobre turismo, que tratou sobre a promoção das potencialidades do turismo piauiense com a Rota das Emoções.
A engenheira Ana Beatriz Falcão elogiou a distribuição dos espaços. “Aqui tem de tudo. Já visitei empresas piauienses que já são famosas em outros estados do Brasil, curti a culinária e também acompanhei algumas novidades do mercado”, falou.