Funcionários de órgãos ambientais entram em greve no Piauí

Funcionários de órgãos ambientais entram em greve no Piauí

Funcionários de órgãos ambientais entram em greve | Maurício Alves

Servidores de órgãos federais ligados ao meio ambiente entraram em greve em vários Estados. Saiba como está a situação no Piauí.

Participam do movimento nacional não só funcionários do Ibama, mas também do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço Florestal Brasileiro.

?A questão não é salarial. A questão é que nessa última greve, em 2006, foi por conta de divisão do órgão. E em 2008, nós também sinalizávamos pela greve devido às várias falhas na nossa carreira e que necessitava de reestruturação. Em 2008, fizemos um acordo com o governo, com o Ministério do Planejamento, para uma mesa interministerial discutir com o cronograma de 2008 a 2010 para que fosse feita essa reestruturação. Na última reunião, infelizmente, o governo deu passos para trás?, disse Euler Paiva, servidor do Ibama.

No Piauí, são pelo menos cem servidores parados. O que reflete diretamente na emissão de licenças e na análise de processos de obras importantes de infraestrutura, como a construção de cinco hidrelétricas no Rio Parnaíba.

Servidores do órgão afirmaram que vão manter em funcionamento somente os serviços essenciais. Os animais que estão na sede do Ibama, por exemplo, vão continuar sendo cuidados.

A greve dos servidores dos órgãos ambientais do governo foi decidida numa assembléia no fim de março.

Fonte: Globorural



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES