Lei seca já suspendeu 329 motoristas piauienses

Lei seca já suspendeu 329 motoristas piauienses

Foram realizados varios testes de Bafómetro | Maurício Alves

Em vigor a mais de um ano e meio, a Lei 11.705, conhecida como lei seca, já suspendeu a carteira de 329 motoristas piauienses. Todos foram flagrados em blitze de trânsito e tiveram que ser submetidos ao bafômetro, que constatou qualquer nível de teor alcoólico . Em alguns casos, os motoristas além de perder a habilitação e serem multados ainda foram presos por terem sido pegos ao volante com 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido no bafômetro, conforme prevê a lei.

Os dados são do setor de pontuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Piauí, que identificou a suspensão de 211 carteiras no ano passado e as demais, 118 habilitações, a partir de junho de 2008, quando a lei passou a vigorar em todo o território nacional. Entretanto, pelo que se verifica do balanço parcial da operação ?Carnaval? executada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) rodovias que cortam o Estado, esse número de suspensões deverá aumentar esse ano.

?Ainda não fechamos os dados, mas até a 0h desta quarta-feira já havíamos contabilizado dez motoristas presos por embriaguez?, disse o inspetor Francisco Sobrinho, chefe do Núcleo de Operações Especiais da PRF-PI, ressaltando que foram realizados 675 testes de bafômetros desde o início da operação, no último sábado. ?Este é o segundo período de Carnaval desde que a lei entrou em vigor e mesmo assim ainda têm motoristas que teima infringi-la?, destacou. O balanço final da operação ?Carnaval? da PRF termina a meia noite de hoje.

Além dos números da PRF, a Secretaria Estadual de Transportes também deverá divulgar nesta quinta-feira os dados das blitze promovidas pelo órgãos em várias estradas piauienses com três rasdares estáticos, incluisve com contagem de veículos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES