Água Branca através de seu prefeito Jonas Moura aderiu em Abril de 2013 ao Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação – PPAC da Abrinq – Save the Children. O programa tem o objetivo de mobilizar prefeitos para que se comprometam a desenvolver políticas públicas voltadas para a infância e adolescência nas áreas de saúde, educação e assistência social em âmbito municipal.
Como parte do processo, está a elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência de Água Branca- PI, com validade de dez anos. Nesse sentido, a prefeitura da cidade promoveu o seminário de mobilização, realizado no dia 26 de novembro deste. O evento, aconteceu no CRAS sendo mais uma das etapas cumpridas pelo município após a adesão ao PPAC.
“O debate público e a participação da sociedade são muito importantes para a elaboração do plano, que é um grande desafio que nosso prefeito assumiu”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência social Francisco das Chagas Silva Araújo, articulador do programa no município.
Durante o evento foi, apresentada a metodologia utilizada para a elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência. Foi destacados a importância do diagnóstico e do planejamento para o desenvolvimento das ações necessárias para que se alcance os resultados desejados.
Dentre os desafios para a cidade, está alcançar todas as crianças e adolescentes com políticas públicas de qualidade que promovam a redução dos casos de violência, trabalho infantil, evasão escolar, uso de drogas entre crianças e adolescentes, priorizando assim, a infância e adolescência no município.
Na oportunidade foram realizadas oficinas abertas coma a participação da sociedade civil, para discussão dos indicadores, das prioridades, que deverão ser contempladas pelo PMIA, que deverá ser primeiramente aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Câmara Municipal de Água Branca por meio de lei, de modo a garantir sua execução.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.