Água Branca realizou nesta segunda feira (29) a I Conferência Municipal de Cultura. O evento foi realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e contou com as presenças do Secretário de Cultura João Evaristo, prefeito Jonas Moura, secretários, gestores, produtores culturais e sociedade civil. Na abertura do evento foi apresentado uma peça, do grupo de teatro de Água Branca Xangri-lá, logo após foi feito o pronunciamento do prefeito municipal Jonas Moura, destacando a importância das pessoas ali reunidas, com o objetivo de discutir ações e elaborar propostas para a criação do Sistema Municipal de Cultura.
O evento foi coordenado pelo gestor em promoção cultural Adriano Abreu, e após a abertura foi lido o estatuto da Conferência e iniciado os trabalhos, onde foram apresentados os eixos temáticos:
EIXO I: Implementação do Sistema Nacional de Cultura
EIXO II: Produção Simbólica e Diversidade Cultural
EIXO III: Cidadania e Direitos Culturais
Logo após foi feito a leitura e aprovação do regimento interno da conferência, pela conferencista Guacira Siqueira.
Dia 30:
As 08:00h foi a abertura com o tema: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, também com a conferencista Guacira, destacando a importância dos municípios em se organizarem para implementação e implantação do Sistema Municipal de Cultura.
AS 09:00h teve uma dinâmica de grupo com a artista Silmara, que encantou a todos os presentes com várias modalidades de dinâmica e atividades laboral;
AS 1030, 1ª. mesa redonda, produção simbólica diversidade cultural, com o articular Francisco Catarino, e 2ª. Mesa redonda, economia criativa, com a articulador Neoci Castro;
As 14:00h, divisão de grupos dos 04 eixos temático para discussão e elaboração de propostas para serem enviadas para a 3ª. Conferência Estadual de Cultura, e apresentação de artistas locais, Marinalva Sousa e Frank Abreu;
AS 16:00h, leitura e aprovação das propostas por eixos temáticos e em seguida a eleição dos delegados e dos conselheiros municipais de cultura.
No final, o Secretário Municipal de Cultura, João Evaristo, fez uso da palavra agradecendo a todos que participaram do evento, e destacou a importância da união de todos no resgate das tradições culturais popular.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.