A cidade de Água Branca foi certificada hoje (19) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por alfabetizar 90,5% das crianças antes dos 8 anos de idade. O índice alcançado por Água Branca supera em mais de 30% o mínimo estabelecido pelo Programa Palavra de Criança (PCC), que é de 60%.
O prefeito Jonas Moura, que na solenidade representou a Associação Piauiense dos Municípios (Appm), destaca que os resultados positivos na educação de Água Branca são indicadores de que as estratégias da Secretaria Municipal de Educação estão alinhadas com os objetivos do Governo do Estado e do Ministério da Educação e Cultura (Mec).
“Os investimentos em educação têm dado bons resultados. Água Branca, além de alfabetizar 90,5% dos alunos com até 8 anos de idade, também está entre as dez cidades piauienses com os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O que nos deixa orgulhoso: o empenho com que toda a equipe de professores conduz a educação do município”, ressalta.
Para a secretária municipal de Educação, Cleidimar Tavares, o desempenho registrado no ensino básico de Água Branca é resultado de um trabalho sistemático para que os índices de alfabetização sejam alcançados.
“Recebemos com muita alegria o resultado conquistado. O índice de 90,5% de alfabetização é resultado do esforço e dedicação da equipe de professores e, principalmente, de nossos alunos. A educação de Água Branca já é reconhecida por alcançar resultados positivos. No Ideb, por exemplo, nos anos iniciais do ensino infantil somos o 2º colocado entre todos os municípios do Estado. Já nas séries finais da educação básica, estamos na 7ª posição”, aponta Cleidimar Tavares.
Após a certificação, o prefeito Jonas Moura assinou o compromisso de manter o Programa Palavra de Criança como estratégia para a educação infantil em Água Branca. “As boas experiências devem ser continuadas”, ressalta.
Para o novo ciclo que inicia em 2015, o Programa Palavra de Criança (PPC) tem como meta ampliar as práticas pedagógicas através da modalidade de ensino integrado.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.