A campanha visa sensibilizar as mulheres aguabranquenses para a importância da prevenção e tratamento da doença.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados aproximadamente 700 atendimentos ginecológicos e 80 encaminhamentos para exames de mamografia.
Os atendimentos foram realizados durante toda a semana nas sete Unidades Básicas de Saúde do município, que contaram com o apoio da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além do câncer de mama, as mulheres também receberam informações sobre outro tipo perigoso de câncer: o do colo do útero, que pode ser detectado precocemente com o exame preventivo, o Papanicolau, dando uma alta chance de cura à paciente.
As mulheres que chegaram às UBS’s participaram de palestras ministradas pela equipe de saúde, informações sobre o autoexame da mama e puderam realizar o exame ginecológico preventivo. Pacientes com mais de 40 anos foram encaminhadas para a realização dos exames de mamografia, conforme indicação do Ministério da Saúde.
“É preciso fortalecer a importância do diagnóstico precoce no combate a qualquer tipo de câncer. Falar com as mulheres para que entendam o quanto é primordial o autoexame e os exames preventivos no médico ginecologista é essencial. Sabemos o quanto ainda o preconceito e a vergonha ainda impedem as mulheres de cuidarem da própria saúde. Mas já notamos a mudança nessa realidade”, afirma Margareth Pimentel, secretária de saúde de Água Branca.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.