A segunda etapa do Projeto “Nascer Saudável” foi iniciada em Água Branca na última segunda-feira (09/11). O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Através da iniciativa, gestantes do município aprendem a confeccionar o próprio enxoval, com técnicas de bordado, com tutoria de uma professora. Além disso, as mamães participam de palestras semanais com uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeira, assistente social e psicóloga, que orienta as mais de 20 mulheres sobre saúde na gravidez, cuidados com o bebê e a importância da amamentação nos primeiros meses de vida.
“Todas as gestantes participantes são mulheres que apresentam vulnerabilidade social e muitas não têm condições para um enxoval mínimo do bebê. Com o projeto, essas mulheres estão sendo assistidas e, além disso, ganham também a oportunidade de aprenderem uma profissão”, diz Elizabeth Carlos, coordenadora do CRAS de Água Branca.
O projeto acontece todas as segundas, terças e quartas, pela manhã, e segue até dezembro, quando todas as participantes receberão um enxoval com 16 itens para o bebê e para a mãe. Caso alguma gestante dê a luz antes do final do curso, receberá uma visita da assistente social, que dará orientações sobre essa nova fase da vida.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.