Doze prefeitos filiados à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio (Ampar) visitaram, nesta quinta (07/05), as instalações da usina de tratamento, reciclagem e compostagem de resíduos que está sendo instalada em Água Branca.
A obra está sendo executada pela empresa Ecotrade, cujos diretores, juntamente com o prefeito de Água Branca e vice-presidente da Ampar, Jonas Moura, acompanharam os prefeitos na visita à alocação da usina.
De acordo com Carlos Santos e Renato Catarelli, sócios da Ecotrade, a região de Água Branca tem obtido retorno financeiro excepcional com a instalação da usina, uma vez que todo o material usado na obra é adquirido no comércio local.
Santos explica que a usina atuará, inclusive, no tratamento de lixo industrial e hospitalar. “Estamos trabalhando para instalar, também, um incinerador para tratar o lixo hospitalar e industrial. Água Branca vai ganhar muito quando a usina estiver plenamente funcionando”, diz.
O prefeito Jonas Moura destaca que o empreendimento tem colaborado para gerar emprego no município e vai resultar em benefícios significativos para a região, sobretudo no tocante à adequação à política de destinação de resíduos líquidos e sólidos, com ganhos significantes na saúde da população.
“Vários benefícios serão alcançados pelos municípios que aderirem a destinação final dos seus resíduos a UTR de Água Branca. Com o funcionamento da usina e adesão dos municípios, os mesmos obterão o ICMS Verde do Governo Federal, o que facilitará, inclusive, a realização de futuras ações junto ao Governo”, observa Jonas Moura.
A visita à usina de tratamento, reciclagem e compostagem de resíduos sólidos e líquidos, contou com a presença, também, do presidente da Ampar, Hélio Rodrigues, prefeito de Hugo Napoleão; diretores da Ecotrade; secretários e assessores da prefeitura de Água Branca.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.