A Prefeitura de Água Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza, até a próxima sexta-feira (22), o Cadastro Ambiental Rural dos proprietários rurais. O cadastro é feito gratuitamente, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca.
O secretário municipal de Agricultura, Tupinambá Portela, explica que o cadastro tem a finalidade de subsidiar informações sobre posses rurais e monitorar desmatamentos e demais dados. O registro é obrigatório e é utilizado, por exemplo, por instituições bancárias como requisito para liberação de créditos e financiamentos.
“O objetivo é facilitar a vigilância, o planejamento e a execução de ações de prevenção ao desmatamento. O registro apropriado no Cadastro Ambiental Rural pode ser considerado como ponto de partida para a conquista da regularização ambiental da propriedade”, explica Tupinambá Portela.
O Cadastro Ambiental Rural reúne dados ambientais das propriedades da zona rural referentes às Aéreas de Preservação Permanente (APP), de utilização restrita, reserva legal, de remanescentes de flores e outros modelos de vegetação nativa.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.